Home Arquivo de Notícias Destaques I Simpósio do IF-UFF
I Simpósio do IF-UFF Print E-mail
There are no translations available.

Na quinta 19/12 ocorrerá o I Simpósio do IF-UFF, um evento onde alunos e professores divulgarão seus trabalhos. É uma ótima oportunidade de conhecer um pouco do que vem sendo realizado no IF.

Em seguida haverá uma confraternização de fim de ano para toda a comunidade.

Programação (Local: Auditório Paulo S. Gomes, andar 2P da Torre Nova do IF-UFF)

09:00

Braian P. da Silva

Luz estruturada: o que é e para que serve

09:25

Andrea B. Latge

Sistemas de grafeno e algumas aplicações

09:50

Fábio D. A. A. Reis

Modelagem de processos físico-químicos em superfícies usando
Mecânica Estatística e algo mais

10:15

Lucas M. Sigaud

A Casa da Descoberta em 2019

10:40

Daniel S. Tasca

Fourier transform on the optical bench: quantum mechanical tests and interference phenomena

11:05

Intervalo

 

11:20

Lucia C. Ameida

Formar para incluir: desafios e possibilidades no ensino de Física

11:45

Wallace C. Nunes

Propriedades Magnéticas de Nanomateriais

12:10

Roberto Linares

Estrutura da matéria nuclear e suas conexões com a massa dos neutrinos

12:35

Antonio Duarte P. Junior

O espaço-tempo sob o microscópio

13:00

Gabriel S. Denicol

Matéria sob condições extremas

Leia adiante para o conteúdo das apresentações

Resumos


Braian P. da Silva - Neste seminário discutiremos as propriedades básicas de um feixe luminoso e os métodos para controlar tais propriedades dando origem ao que chamamos de luz estruturada. Utilizando esses conceitos apresentaremos um método para a produção de feixes luminosos que mudam suas estruturas ao longo da propagação, mas que reproduzem espontaneamente a estrutura inicial em intervalos periódicos. A partir deste tipo de feixe produzimos padrões que se repetem espontaneamente ao longo propagação no espaço livre, sem a necessidade de elementos óticos como lentes ou espelhos.

Andrea B. Latge - A idéia desta apresentação é mostrar alguns resultados de nossa pesquisa em sistemas de carbono, mais precisamente as nanofitas de grafeno. A possibilidade de alterar de forma controlada algumas propriedades físicas é explorada a partir da aplicação de tensões externas, campos elétricos, temperatura e funcionalização. Em particular apresentamos propostas para que estes sistemas funcionem como filtros de vales ou de spin.

Fábio D. A. A. Reis - Apresentarei trabalhos realizados nos últimos anos usando modelos computacionais ou analíticos para modelagem de processos físico-químicos fora do equilíbrio termodinâmico em superfícies. As aplicações, que abrangem diversas escalas espaciais e temporais, incluem deposição de filmes finos por vapor ou em solução (eletrodeposição), infiltração em meios porosos, dissolução de minerais e rochas e evolução do solo.

Lucas M. Sigaud - No último ano, a Casa da Descoberta teve mudança na sua coordenação, com a saída da profa. Daisy Luz, que esteve frente à Casa por 18 anos, e a minha entrada. Vou apresentar um breve panorama, informal, das atividades da Casa no ano de 2019 e os prognósticos para o futuro.


Daniel S. Tasca - Fourier transforming optical systems are widely used to observe the far-field diffraction pattern of light fields scattered by apertures.
This wave-like behaviour of (classical) light thus lay out uncertainty relations typical from the Fourier connection between the scattered and the observed far-field distributions. On the optical benches in our Lab (Quantum Optics Lab @ IF-UFF), we Fourier transform phase-and-amplitude structured light to observe interesting interference phenomena displaying perfect analogy with quantum mechanical systems. Prepare a particle in a superposition state of boxes arranged periodicallyor aperiodically and let it interfere. Its distribution of momentum is amazing!

Lucia C. Ameida - A política de inclusão instituída pelo Ministério da Educação, em consonância com a Constituição Federativa do Brasil e o Estatuto Brasileiro da Pessoa com Deficiência, visa garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, sinalizando que os sistemas de ensino regular devem se tornar inclusivos. Essa transformação deve abarcar aspectos estruturais e culturais da escola para que todos os alunos tenham, nos processos de ensino e de aprendizagem, suas especificidades atendidas. Em relação aos aspectos culturais, é necessária uma formação docente condizente com os pressupostos da educação inclusiva. Para tanto, é imprescindível que a Universidade, por meio da formação inicial e continuada, garanta espaços para que haja a reflexão sobre o fazer docente na perspectiva da proposição de práticas educativas pautadas no respeito e valorização das diferenças entre os alunos. Configura-se como objeto de estudo as deficiências sensoriais, com o objetivo de investigar os obstáculos que se colocam à inclusão no âmbito do ensino de Física na Educação Básica da escola regular, associados à elaboração de estratégias e a produção de materiais didáticos para que sejam superados. Subjacente a esse objetivo e por intermédio do diálogo entre a pesquisa, o ensino e a extensão, busca-se criar oportunidades para o aprimoramento da prática docente, de modo que os professores se sintam desfiados a elaborar e implementar planejamentos de ensino de Ciências da Natureza que levem em conta as diferenças individuais dos estudantes, incluindo em suas aulas aqueles com deficiências sensoriais.

Wallace C. Nunes - Materiais magnéticos com dimensões da ordem de nanômetros têm sido alvo de inúmeras investigações devido o seu grande potencial de aplicação em diversos campos tecnológicos. No entanto, existem ainda pontos de interrogação sobre a aplicação de nanomateriais, principalmente por causa da falta de informação sobre as suas propriedades. Nessa apresentação serão discutidos alguns desafios da área, dando ênfase  aos progressos recentes e investigações em andamento no IF-UFF.

Roberto Linares - O núcleo atômico é composto por nêutrons (n) e prótons (p) que interagem fortemente num volume da ordem de fm3. O delicado balanço das interações resultam em configurações fascinantes de alguns elementos nucleares, como por exemplo o estado fundamental do núcleo 13C pode ser descrito como um n de valência e um caroço de 12C. Essas e outras configurações da matéria nuclear podem ser investigados através de reações nucleares tais como fusão e transferência de 1 ou mais partículas. Em particular, a compreensão detalhada das reações de transferência é necessária para a interpretação de processos mais raros e que podem contribuir nos desenvolvimentos experimentais que buscam detectar o processo de decaimento beta duplo sem a emissão de neutrinos.

Antonio Duarte P. Junior - A descrição quântica da estrutura microscópica do espaço-tempo ainda é um dos grandes mistérios da física teórica. Grande parte da dificuldade surge pela falta de dados experimentais em regimes onde flutuações quânticas do campo gravitacional são relevantes e pelo fato de que as técnicas usuais utilizadas na descrição quântica das outras interações fundamentais não se aplicam neste caso. Nesta apresentação, destacarei alguns esforços recentes de extrair informações sobre efeitos de gravidade quântica a partir da física de partículas e como abordar o problema da gravidade quântica sob perspectivas matemáticas bem distintas mas que resultam na mesma teoria física.

Gabriel S. Denicol - Ainda a ser divulgado

 

 

 

Last Updated on Wednesday, 18 December 2019 16:00