Home

Destaques

Ex-Professor do IF é agraciado com Tïtulo de Professor Emérito
There are no translations available.

O Prof. Paulo Murilo Castro de Oliveira, professor aposentado do Instituto de Física, teve, em 4/9/2019, o Título de Professor Emérito aprovado pelo Conselho Universitário, através da Decisão nº 060/2019.

Haverá cerimônia para a entrega do título em 13 de março de 2020 às 10h, no Auditório Prof. Paulo Gomes do Instituto de Fïsica.

 
I Simpósio do IF-UFF
There are no translations available.

Na quinta 19/12 ocorrerá o I Simpósio do IF-UFF, um evento onde alunos e professores divulgarão seus trabalhos. É uma ótima oportunidade de conhecer um pouco do que vem sendo realizado no IF.

Em seguida haverá uma confraternização de fim de ano para toda a comunidade.

Programação (Local: Auditório Paulo S. Gomes, andar 2P da Torre Nova do IF-UFF)

09:00

Braian P. da Silva

Luz estruturada: o que é e para que serve

09:25

Andrea B. Latge

Sistemas de grafeno e algumas aplicações

09:50

Fábio D. A. A. Reis

Modelagem de processos físico-químicos em superfícies usando
Mecânica Estatística e algo mais

10:15

Lucas M. Sigaud

A Casa da Descoberta em 2019

10:40

Daniel S. Tasca

Fourier transform on the optical bench: quantum mechanical tests and interference phenomena

11:05

Intervalo

 

11:20

Lucia C. Ameida

Formar para incluir: desafios e possibilidades no ensino de Física

11:45

Wallace C. Nunes

Propriedades Magnéticas de Nanomateriais

12:10

Roberto Linares

Estrutura da matéria nuclear e suas conexões com a massa dos neutrinos

12:35

Antonio Duarte P. Junior

O espaço-tempo sob o microscópio

13:00

Gabriel S. Denicol

Matéria sob condições extremas

Leia adiante para o conteúdo das apresentações

Leer más...
 
Institucional
There are no translations available.

O Instituto de Física

O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal Fluminense (UFF) sedia um único Departamento de Física e as Coordenações dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Física.
Em suas instalações situam-se laboratórios de Pesquisa, laboratórios didáticos, utilizados pelas disciplinas que são oferecidas pelo Departamento de Física, laboratórios de Computação para estudantes de graduação e pós-graduação em Física, biblioteca setorial especializada, oficinas eletrônica e mecânica, secretarias de apoio do Instituto, do Departamento e dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Física e a secretaria de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciência (modalidades Física e Ciências) e a Casa da Descoberta - espaço de divulgação de ciência voltado para estudantes do ensino fundamental, médio e para o público em geral.

Diretora: Kita Chaves Damasio Macario

Vice-diretor: Daniel Adrián Stariolo

Administrador:Davi Sant'Anna ( Esta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla - 2629-5112)

Estrutura administrativa: colegiado, corpo técnico/administrativo

E-mail para contato: Esta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla

 


 

O Departamento de Física

As atividades de ensino do Departamento de Física atendem diferentes cursos de graduação: Arquitetura, Engenharia, Engenharia Química, Farmácia, Física, Geografia, Informática, Matemática, Química e Química Industrial. De pós-graduação: lato sensu em Ensino de Ciência (modalidades Física e Ciências) e stricto sensu - Mestrado e Doutorado - em Física. Em média estes cursos envolvem uma população discente de cerca de 2000 estudantes por semestre.

O IF-UFF tem se mantido com um único departamento, devido à percepção pelo corpo docente que uma divisão em vários departamentos traria mais problemas do que benefícios. O Departamento único favorece um permanente entrosamento entre as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, uma vez que não há exclusividade de atuação de um docente/pesquisador em disciplinas de um ou de outro nível de ensino. Pelo contrário, existe um rodízio obrigatório envolvendo disciplinas destes diferentes níveis, no qual tomam parte todos os professores credenciados pelo curso de pós-graduação. Esta integração entre os cursos de graduação e pós-graduação sempre foi e continua sendo uma das marcas distintivas do Departamento.

Outra característica muito importante do Departamento é o alto nível de qualificação acadêmica exigido para contratação de novos professores. Já existe uma tradição consolidada de abertura de concursos públicos exclusivamente para professor adjunto ou titular, com banca constituída somente por membros externos, convidados dentre os pesquisadores mais renomados da física brasileira.

Chefe: Marco Moriconi
Sub-chefe: Djalma Rosa Mendes Júnior

Corpo Técnico Administrativo:

Neudeti Couto de Oliveira (secretária) ( Esta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla )

Edson S. Conceição

Nilson H. S. de Almeida- Aux. Admin.


E-mail para contato: Esta dirección electrónica esta protegida contra spambots. Es necesario activar Javascript para visualizarla

 

Última actualización el Martes 04 de Febrero de 2020 23:15
 

Notícias

Semana Acadêmica: monitor selecionado para 2a etapa
There are no translations available.

A banca de avaliação dos relatos de monitora do departamento de Física gostaria de parabenizar todos os monitores que participaram ativamente da 1a etapa da semana de monitoria, tanto na apresentação quanto na discussão.
O monitor selecionado para a 2a etapa da semana de monitoria é Felipe Coelho Rodrigues Lima, monitor de Física I.
Parabéns, Felipe!
 
Semana Acadêmica: Relatos de monitoria
There are no translations available.

A apresentação dos relatos de monitoria do departamento de Física ocorrerá na terça feira 22/10 na sala 429 da Torre Nova do IF, a partir de 10hs.

 
Livro de professor do IF recebe resenha elogiosa em periódico internacional
There are no translations available.

Resenha na revista britânica "Contemporary Physics" elogia e recomenda o uso do livro-texto de Mecânica Analítica do prof. Nivaldo A. Lemos. O texto, que já é adotado há muitos anos no IF-UFF e em diversos outros cursos de Física no Brasil, teve recentemente sua versão em inglês publicada pela editora Cambridge University Press.

Link para a resenha
(obs: para ler, é preciso estar em um endereço na UFF, ou capaz de acessar o periódico de outra forma).

 

Próximos Eventos

No current events.

<<  Feb 20  >>
 Do  Lu  Ma  Mi  Ju  Vi  Sá 
        1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829

Previsão do tempo