Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio Online: Temas instigantes de Física nas postagens do Pergunte ao Centro de Referência para o Ensino de Física do IF-UFRGS
Colóquio Online: Temas instigantes de Física nas postagens do Pergunte ao Centro de Referência para o Ensino de Física do IF-UFRGS Imprimir Correo electrónico

Convidamos toda a comunidade para participar do Ciclo de Colóquios Online do IF-UFF 2020, dia 30 de Junho, às 11h

Palestrante: Fernando Lang (Instituto de Física - UFRGS)

Título: Temas instigantes de Física nas postagens do Pergunte ao Centro de Referência para o Ensino de Física do IF-UFRGS

Sala de Videoconferência (Google Meet): https://meet.google.com/wkq-kosp-cna
o se esqueça de desabilitar o acesso à câmera e ao microfone do seu dispositivo ao entrar na sala.
A exibição da sala de conferência será gravada e divulgada no Canal Youtube do Instituto de Física da UFF.

Link de Transmissão ao vivo : https://stream.meet.google.com/stream/3d94fbf1-6e59-4338-96b8-c9833c2493e2 (Acesso somente via iduff)

Veja a continuação desta notícia para um resumo.

Resumo: Com quase 17 anos de atividades, o Centro de Referência em Ensino de Física (CREF - www.if.ufrgs.br/novocref) foi criado como uma instituição vinculada com a sala de aula de Física e voltada para formação inicial e continuada de professores. Ao longo dos anos, o Centro, preocupado com a modernização dos recursos implementados e dos conteúdos abordados no ensino de Física, promoveu diversas iniciativas, destacando-se a realização de sete edições do Encontro Estadual de Ensino de Física – RS e de inúmeras oficinas e palestras com participação de pesquisadores nacional e internacionalmente reconhecidos. Mais recentemente, o CREF passou a difundir conhecimentos no mundo virtual fornecendo respostas para perguntas sobre Física apresentadas por todo tipo de público, incluindo leigos, professores e cientistas, por meio do “Pergunte ao CREF”, alcançando a marca de 8 milhões de visualizações desde 2013, com atualmente cerca 5 a 10 mil visualizações diárias em 1,3 mil postagens. Neste colóquio irei apresentar o CREF e serão tratados temas de algumas postagens do CREF tais como:

‣ Pressão e volume em balões de festa - Podemos confiar em nossa intuição?

‣ Superaquecimento no forno de micro-ondas.

‣ Sombras não paralelas nas fotos das missões Apollo: seriam as fotos falsas?

‣ A pintura de Narciso por Caravaggio (1571-1610).

‣ "Atração" entre as sombras.

‣ Inclinações de ruas e estradas.

Última actualización el Jueves 02 de Julio de 2020 01:44