Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquios: Filmes finos em interfaces líquidas, certificação de tecnologias quânticas de muitos corpos
Colóquios: Filmes finos em interfaces líquidas, certificação de tecnologias quânticas de muitos corpos Imprimir Correo electrónico
There are no translations available.

Teremos dois Colóquios do IF-UFF na semana de 13 a 17/5. Observem que os dois serão em horários não-convencionais! Na terça-feira (14/05), às 14:00, na sala de seminários 201, teremos o colóquio ministrado pelo Prof. Dr. Leandro Aolita (UFRJ). Na quinta-feira (16/05), às 11:00, na sala de seminários 201, teremos o colóquio ministrado pelo Prof. Dr. Aldo Zarbin (UFPR).  Todos são bem-vindos! Vejam resumos na continuação desta notícia.

Palestrante:  Leandro Aolita (UFRJ)


Título: Como confiar nas tecnologias quânticas de muitos corpos?

Resumo: Nas últimas duas décadas houve um progresso experimental impressionante em tecnologias quânticas de muitos corpos. No entanto, ainda não temos ferramentas práticas de certificação que nos permitam, em geral, garantir se os dispositivos quânticos experimentais que construímos realmente funcionam adequadamente. De fato, uma vez que a simulação clássica de sistemas quânticos de muitos corpos é, em geral, uma tarefa computacionalmente difícil — exponencial no número de partículas —, o paradigma científico usual de “predizer e comparar com o experimento” torna-se inaplicável. Este é um dos maiores obstáculos para as tecnologias quânticas de grande escala. O maior desafio consiste em garantir que máquinas quânticas com o intuito de resolver problemas classicamente intratáveis realmente funcionem corretamente. Neste colóquio, falarei sobre avanços recentes na validação eficiente de computadores quânticos experimentais e simuladores quânticos de muitos corpos. Em particular, discutirei brevemente testemunhas de fidelidade para simulações quânticas de bosons [1] e para cadeias de spins (e modelos free-fermiônicos em geral) [2], computação quântica verificável [3] e tomografia de estado quântico assistida por redes neurais clássicas originalmente nativas de aprendizado de máquina sem supervisão [4].

Referências:
[1]  L. Aolita, C. Gogolin, M. Kliesch, and J. Eisert, Nature Communications 6, 8498 (2015).
[2]  M. Gluza, M. Kliesch, J. Eisert, and L. Aolita, Phys. Rev. Lett. 120, 190501 (2018).
[3]  N. Liu, T. Demarie, S.-H. Tan, L. Aolita, and J. Fitzsimons, arXiv:1806.09137 (2018).
[4]  J. Carrasquilla, G. Torlai, R. Melko, and L. Aolita, Nature Machine Intelligence 1, 155 (2019).

 
*****
Palestrante:  Aldo Zarbin (UFPR)

Título: Filmes finos em interfaces líquidas - uma solução simples para um problema complexo
 
Resumo:  Nosso grupo de pesquisa desenvolveu uma rota inovadora para depositar filmes finos de diferentes tipos de materiais em interfaces entre líquidos imiscíveis. A rota é única para materiais complexos e multi-componentes, e permite controle sobre diferentes propriedades dos filmes, sobre métodos de deposição, e sobre a escolha do substrato (plásticos incluindo), abrindo possibilidade para diferentes tipos de aplicação. Permite, ainda, que reações químicas sejam realizadas nessas interfaces, levando a materiais com características singulares. Nesse colóquio serão apresentados os principais fundamentos, e diversos exemplos de preparação de filmes finos de materiais baseados em nanoestruturas de carbono, materiais 2D e diferentes nanocompósitos; sua caracterização e correlação com as propriedades; e exemplos de aplicação em baterias, supercapacitores, sensores, eletrodos transparentes, dispositivos fotovoltaicos e catalisadores.