Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio: Luz estruturada - fundamentos e aplicações
Colóquio: Luz estruturada - fundamentos e aplicações Imprimir Correo electrónico
There are no translations available.

Excepcionalmente, nesta quinta-feira 12/09, às 11:00, na sala de seminários 201, teremos um colóquio ministrado pelo Dr. Gabriel Bié Alves (IF-UFF).

Gabriel foi o segundo colocado no último concurso realizado no departamento para as áreas experimentais, e esse colóquio será uma oportunidade para conhecermos melhor o seu trabalho e ele se apresentar para o departamento. Assim, incentivamos todos a comparecerem!    

*****
Palestrante: Dr. Gabriel Bié Alves (IF-UFF)

Título: Luz estruturada: fundamentos e aplicações

Veja a continuação desta notícia para um resumo. Um lanche será servido quinze minutos antes.

Resumo: O campo eletromagnético é frequentemente tratado nos livros como ondas planas. Entretanto, tais modos não são realizáveis em laboratório, uma vez que possuem extensão infinita. Em verdade, as estruturas do campo tipicamente disponíveis em laboratório correspondem aos modos paraxiais da luz, que constituem as soluções estáveis em uma cavidade ótica. Nesse colóquio, apresentarei as características dos modos Hermite-Gauss e Laguerre-Gauss, duas notáveis famílias de modos paraxiais, essa última possuindo a importante propriedade de momento angular orbital da luz. Descreveremos aplicações de tais modos em ótica não-linear, concentrando a discussão no fenômeno de transferência de momento angular orbital em osciladores paramétricos óticos. Veremos ainda que esses modos paraxiais servem como um recurso importante em metrologia quântica para a medida com precisão de pequenos efeitos óticos, guardando grande potencial tecnológico.
Última actualización el Martes 10 de Septiembre de 2019 00:47