Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquios desta semana (3 e 4 /dez)
Colóquios desta semana (3 e 4 /dez) Imprimir Correo electrónico

Nesta última semana de colóquios do ano teremos um cronograma excepcional com três colóquios. Todos os colóquios serão realizados na sala de seminários 201.

Na terça-feira 03/12 às 11:00 teremos o colóquio ministrado pelo Prof.Dr. Olivier Pierre-Louis (Université Claude Bernard - Lyon 1).

Título: Crystal growth and dissolution in nano-confinement

No mesmo dia, terça-feira 03/12 às 14:00 teremos o colóquio ministrado pelo Dr. Diego Torres (CBPF).

Título: Dark matter selfies with the DAMIC experiment

Por fim, na quarta-feira 04/12 às 11:00 teremos o colóquio ministrado pelo Prof.Dr. Enrique Arias (Instituto Politécnico, UERJ)

Título: Teoria de Campos, Máquinas Térmicas e Correlações Quânticas

Enrique foi o terceiro colocado no último concurso realizado no departamento para as áreas teóricas e Diego foi o terceiro colocado no último concurso realizado no departamento para as áreas experimentais. Estes colóquios serão uma oportunidade para conhecermos melhor os seus trabalhos e para que eles se apresentem para o departamento.  Assim, incentivamos todos a comparecer!

O título e o resumo das apresentações seguem abaixo. Um lanche será servido quinze minutos antes de cada colóquio.

Palestrante: Olivier Pierre-Louis (Université Claude Bernard - Lyon 1)

Dia/Horário do colóquio: Terça-feira 03/12 às 11:00

TítuloCrystal growth and dissolution in nano-confinement

Resumo:In the pores and faults of rocks and building materials, solid precipitates (such as calcite and salt crystals) can grow and dissolve, changing the structure of the material, and sometimes inducing mechanical stresses which may lead to weathering or fracture. Our work aimed at elucidating the dynamics of such crystals growing or dissolving in confinement using detailed modelling of the contact region between the crystal and the surrounding walls. Our approach accounts for the consequences of the disjoining pressure and of the non-equilibrium transport processes at play in these confined systems by means of a nonlinear thin film model. We also discuss the role of atomic steps in these systems.

We have showed that when crystals are placed in the vicinity of a wall during growth and dissolution, they exhibit a rich variety of shapes, with points, holes, rims, or steps. These shape changes control the physical behavior (the growth and dissolution rate, or mechanical stresses).

*****
Palestrante: Diego Torres Machado (CBPF)
Dia/Horário do colóquio: Terça-feira 03/12 às 14:00

Título Dark matter selfies with the DAMIC experiment

ResumoOverwhelming evidence of gravitational interactions between baryonic and a new form of non- luminous matter can be observed on cosmological as well as astronomical scales. Its nature, however, remains uncertain. Stable and neutral particle candidates arise in well-motivated extensions to the standard model of particle physics such as supersymmetry. Among the different possibilities, the so-called WIMPs (Weakly Interacting Massive Particles) are the most studied.

The DAMIC (Dark Matter in CCDs) experiment employs the bulk silicon of scientific-grade charge-coupled devices to detect coherent elastic scattering of WIMPs. Although the fiducial mass of the CCDs is lower than most of dark matter experiments, its ultra-low readout noise makes the CCD a competitive instrument for the identification of nuclear recoils with keV-scale energies from WIMPs with masses < 20 GeV/c2. The experiment is located at the SNOLAB underground laboratory, 2

km below the surface. The latest results from the experiment will be presented, regarding in particular the search for WIMPs interactions in the bulk silicon, the search for exotic physics with the CCDs and the future plans of the experiment.

*****
Palestrante: Enrique Arias (Instituto Politécnico, Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Dia/Horário do colóquio: Quarta-feira 04/12 às 11:00

TítuloTeoria de Campos, Máquinas Térmicas e Correlações Quânticas

ResumoUm dos resultados mais notáveis da teoria quântica de campos é o reconhecimento de que o vácuo quântico é um estado em constante agitação que pode exibir propriedades mecânicas e características térmicas. Além disso, outra característica igualmente fundamental é que o vácuo quântico é um estado de partículas altamente emaranhado. Neste colóquio gostaria de apresentar algumas propostas para explorar as propriedades térmicas e as correlações quânticas presentes no estado de vácuo. Num primeiro momento vamos analisar a possibilidade de extrair calor das flutuações quânticas do vácuo para realizar trabalho e definir uma máquina térmica quântica. Em seguida, veremos a perspectiva de incrementar a eficiência destas máquinas térmicas explorando as correlações quânticas. Finalmente, gostaria de discutir uma proposta de utilizar o emaranhamento no estado de vácuo para testar a topologia do espaço onde o campo quântico evolui. Ao ser o emaranhamento o fenômeno que coloca em evidência a não-localidade da mecânica quântica, nós esperamos que ele seja sensível à estrutura global do espaço. Desta forma as medidas de emaranhamento poderiam nos levar a caracterizar a topologia do espaço-tempo.
Última actualización el Domingo 01 de Diciembre de 2019 22:21