• mobile porn
  • Home Iniciação à Docência
    Iniciação à Docência Imprimir E-mail

    Histórico

    A UFF foi pioneira, no cenário nacional, a contemplar com uma bolsa (bolsa de Licenciatura) a atividade e componente curricular de Iniciação à Docência. Isto ocorreu em 2002, como conseqüência do trabalho da então Coordenação das Licenciaturas, no atendimento à meta de valorizar a formação de professores na Universidade. Os licenciandos bolsistas de Iniciação à Docência devem estar vinculados a um Projeto de Ensino, aprovado e cadastrado pelo Departamento de Física e pela Subcoordenadoria de Apoio à Prática Pedagógica Discente. Preferencialmente, são aluno(a)s das disciplinas/atividades: Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física I e II,  Atividades Acadêmicas Curriculares – Iniciação à Docência ou Iniciação à Extensão I e II, ou Práticas Educacionais para o Ensino de Física I e II.

    O foco do trabalho de Iniciação à Docência é a elaboração e aplicação de propostas de ensino em escolas públicas, em parceria com os professores em exercício nas mesmas. Desta forma, pretende-se estabelecer um diálogo entre a formação inicial dos licenciandos e a formação continuada dos professores das escolas, visando a melhoria do ensino na rede pública. O Curso de Graduação em Física vem participando desde o Projeto Piloto, em 1999, quando teve 3 licenciandos bolsistas e, atualmente, já distribui 10 bolsas de Licenciatura, financiadas pela própria UFF, através da PROAC. Desde 2006 a UFF também tem recebido recursos do programa PRODOCÊNCIA , do MEC/SESu.

    Projeto de Ensino do IF/UFF

    Desde 2008 está em vigor o Projeto “Formando o professor de Física com perspectivas construtivista e de inclusão social”, cujos objetivos são a elaboração e aplicação de propostas de ensino de Física de tendência construtivista em realidades escolares diversas, principalmente aquelas em que está envolvida a inclusão social, como por exemplo: pré-vestibulares comunitários/populares e estudantes com necessidades educacionais especiais visuais.

     

    Equipe Docente

    Eden Vieira Costa, Isa Costa (Coordenadora do Projeto), Lucia da Cruz de Almeida e Ruth Bruno.

     

    Equipe Discente de 2009 (Bolsistas de Iniciação à Docência) com respectivas orientadoras e local de atuação

     

    1) Antonio Paulo Duarte dos. Santos (IEPIC) - Ruth Bruno

    2) Bruno Nascimento Silva (IEPIC) – Isa Costa (a partir de outubro)

    3) Fabiana Monteiro de Oliveira (IEPIC) – Lucia Almeida

    4) Heriédna Cardoso Guimarães (IEPIC) – Lucia Almeida

    5) José Aparecido Dalarme Filho (Pré-Universitário Oficina do Saber) – Isa Costa

    6) Karla Silene Oliveira Marinho (E. E. Pinto Lima e IEPIC) – Lucia Almeida

    7) Ludmila Barbosa Salgado (E. E. Pinto Lima e IEPIC) – Lucia Almeida (até outubro)

    8) Mariana Cristina Oliveira Telles (IEPIC) – Isa Costa (a partir de outubro)

    9) Monique Vieira Braga Barboza (IEPIC) – Ruth Bruno

    10) Nilton de Araújo Monteiro (IEPIC) – Isa Costa (até outubro)

    11) Victor Rodrigues Ribeiro (IEPIC) – Isa Costa

     

    Participação e Seleção de Bolsistas

    Para concorrer à bolsa de licenciatura, os licenciandos devem fazer contato com os docentes envolvidos no Projeto de Ensino.

    Última atualização em Seg, 08 de Fevereiro de 2010 14:19