Home Exame de ingresso
Imprimir E-mail
Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-Graduação em Física
Telefones: +55 (21) 2629-5879/5878. Fax: +55 (21) 2629-5887
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
*AVISO IMPORTANTE: A PARTIR DO INGRESSO RELATIVO AO PRIMEIRO SEMESTRE DE
2020
,  O PPGF/ UFF PASSARÁ A ADOTAR A PROVA DO EUF -
EXAME UNIFICADO DE PÓS GRADUAÇÕES EM FÍSICA (informações
em https://www.ufrgs.br/euf ). *
Ingresso no Programa de Pós-graduação em Física da UFF

Os candidatos interessados em ingressar no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Física da UFF devem participar do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física do Rio de Janeiro (UNIPOSRIO), o qual é um exame escrito aplicado em conjunto por cinco instituições do Estado do Rio de Janeiro.

As inscrições para a prova de conhecimentos estarão abertas na PLATAFORMA EUF acessível no endereço https://www.ufrgs.br/euf, para o exame EUF 2-2019, desde 10 de julho de 2019 até 04 de agosto de 2019.

Após o exame escrito, há uma avaliação presencial realizada pela Comissão de Ingresso do PPG. Clique aqui para acessar o portal na internet do UNIPOSRIO.

Todas as informações referentes à divulgação de resultados da prova de conhecimentos, pedidos de revisão, etc devem ser encontradas na PLATAFORMA EUF acessível no endereço https://www.ufrgs.br/euf.

O Curso dispõe de bolsas de estudo CNPq e CAPES. As bolsas serão distribuídas confome a avaliação Comissão de Bolsas.

Edital 2020/1 * A prova escrita será realizada nos dia 01 e 02 de outubro, na sala 201, no 2º andar do prédio antigo da Física, Campus da Praia Vermelha, de 14:00 às 18:00. Por favor, cheguem com dez minutos de antecedência.

MATRÍCULA:

A matrícula de candidatos aprovados será realizada entre 13 e 15/01/2020. O candidato deverá se dirigir à secretaria do Curso (Instituto de Física da UFF, sala 404) e:
1. Apresentar identidade e CPF originais e entregar duas cópias de cada um.
2. Entregar duas fotos 3x4 recentes.
3. Para inscrição no mestrado, apresentar diploma da graduação. Para inscrição no doutorado, apresentar diploma da graduação e de mestrado. Estes diplomas devem ser apresentados no original, devidamente reconhecidos, e devem ser entregues duas cópias (frente e verso).
4. Apresentar Histórico(s) Escolar(es) originais e entregar uma cópia.
5. Entregar ficha de inscrição em disciplinas do primeiro semestre de 2020 (disponível em http://www.if.uff.br/pt/formularios-da-pos).
6. No caso de candidato com diploma obtido no exterior, apresentar traduções juramentadas do diploma e do histórico escolar e entregar duas cópias de cada um.
7. No caso de candidato ao doutorado que cursou mestrado em outra instituição, apresentar as ementas das disciplinas cursadas para compatibilização da grade curricular.

Caso o diploma não esteja disponível no ato da inscrição, será aceito, em caráter provisório, uma declaração de provável formando do curso de graduação, no original, emitida pela instituição de origem do candidato. Porém, a formalização da matrícula do candidato aprovado dependerá da apresentação do diploma. O candidato deve ainda possuir as versões originais de todos os documentos para conferência da secretaria da Coordenação do PPGF-UFF.

O candidato aprovado deverá escolher um orientador entre os professores credenciados no Programa como membros permanentes. A solicitação de orientação será julgada posteriormente pelo Colegiado.

Para implementação de qualquer bolsa de estudos, o candidato deverá ter conta ativa no Banco do Brasil (não pode ser conta poupança), sendo o bolsista o único titular. Para implementação de bolsa do CNPq, o candidato deverá ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.

 

DATAS IMPORTANTES / 2020-1

Inscrições EUF: até 04 de agosto de 2019.

Realização da prova escrita: 01 e 02 de outubro de 2019.

Divulgação dos resultados EUF: 18 de novembro de 2019.

Inscrições UNIPOSRIO: 18 de novembro a 06 de dezembro de 2019.

Avaliação presencial para os candidatos ao mestrado: 09 de dezembro de 2019.

Avaliação presencial para os candidatos ao doutorado: 10 de dezembro de 2019.

Divulgação da lista de candidatos selecionados: 17 de dezembro de 2019.

Prazo para contestação das notas finais: 20 de dezembro de 2019.

Encerramento do processo seletivo UFF e resultado final: 22 de dezembro de 2019.

 

Folder-PosGrad-IF UFFl

 

Última atualização em Qui, 26 de Setembro de 2019 16:11