Home Arquivo de Notícias Notícias Processo seletivo: bolsas de PNPD/CAPES
Processo seletivo: bolsas de PNPD/CAPES Imprimir E-mail

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) do IF-UFF vem anunciar a abertura de processo seletivo para preenchimento de bolsas de Pós-doutorado PNPD/CAPES. Podem se candidatar portadores do título de doutor em física ou áreas afins, com atuação em qualquer linha de pesquisa do Programa. Há perspectiva de 2 bolsas de pós-doutorado para o 1o semestre de 2018, as quais poderão estar disponíveis a partir de 01 de abril de 2018. Veja a continuação para mais informações.


As bolsas possuem duração de 12 meses e são renováveis anualmente por até 60 meses (a depender de concessão da CAPES) para candidatos (brasileiros ou estrangeiros) sem vínculo empregatício. Para candidatos que são docentes ou pesquisadores no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, o tempo máximo de duração da bolsa é 12 meses sem renovação.

O valor mensal da bolsa é atualmente R$ 4.100,00. Além da bolsa, há um aporte anual da CAPES de recursos de custeio para o bolsista (R$ 3.000,00 para o ano de 2018).

As inscrições para a seleção devem ser feitas via e-mail para  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  (com cópia para  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), através do seguinte procedimento:

1) A candidatura deve ser submetida por um professor credenciado do PPG-Física da UFF (o supervisor do projeto). Os candidatos interessados devem assim entrar em contato com um professor credenciado do Programa para a elaboração da proposta. 

2) O e-mail de submissão deve conter:
a) Carta de encaminhamento da submissão pelo supervisor (no corpo da mensagem);
b) CV Lattes atualizado do candidato;
c) Projeto de pesquisa do candidato para os 12 meses de bolsa;
d) Cópia do diploma de doutorado (ou ata de defesa ou declaração do Programa de Pós-graduação de origem do candidato com data de provável defesa).

As submissões de propostas devem ser realizadas até 15 de março de 2018 e serão avaliadas por Comissão nomeada pelo Colegiado do Programa. O resultado do processo seletivo terá validade para implementações de bolsa que ocorram até (e inclusive) o mês de agosto de 2018.

Para eventuais esclarecimentos adicionais, escrever para a Coordenação do PPG-Física da UFF ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ).