Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio: O celular como ferramenta de ensino
Colóquio: O celular como ferramenta de ensino Imprimir E-mail

Na terça-feira (13/11), às 11:00, na sala de seminários 201, teremos o colóquio ministrado pelo Prof. Dr. Germano Penello (UFRJ), intitulado: "Classberry: usando o celular como ferramenta de ensino". Todos são bem-vindos! Para um resumo, veja a continuação desta notícia.

Título: Classberry: usando o celular como ferramenta de ensino

Resumo:
O uso do celular está cada vez mais inserido no dia a dia da sociedade e este fato não pode ser ignorado por educadores. No entanto, professores ainda tratam o celular como ?inimigo? e impedem que alunos o utilizem (o que, de fato, não acontece). Nesta apresentação, mostrarei uma abordagem que eu e o prof. Wellington Wallace (CEFET de Nova Iguaçu) começamos a desenvolver recentemente para extinguir essa barreira e facilitar a interação do aluno e do professor com a utilização do celular em sala de aula. Discutirei brevemente as novas abordagens que podem ser utilizadas no ensino, detalhando especificamente a utilização de um computador miniaturizado de placa única (raspberry pi) para criar um ambiente baseado no conceito de internet das coisas (Internet of Things ? IOT) em sala de aula. Apresentarei alguns dados obtidos em minhas aulas neste último semestre demonstrando alguns dos potenciais inovadores do Classberry.