Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio: Geração de fótons emaranhados e suas aplicações
Colóquio: Geração de fótons emaranhados e suas aplicações Imprimir E-mail

Na próxima terça-feira (29/11), às 11:00, na sala de seminários 201, teremos o colóquio ministrado pelo Prof. Dr. Daniel S. Tasca (IF-UFF), intitulado: "Geração de fótons emaranhados e suas aplicações". Todos são bem-vindos! Para um resumo, veja a continuação desta notícia.


TÍTULO: Geração de fótons emaranhados e suas aplicações

Resumo:
Desde os anos 80, o processo óptico não-linear baseado na conversão paramétrica descendente espontânea (CPDE) constitui a técnica experimental mais utilizada para produção de fótons em diversos laboratórios de pesquisa no mundo. Esta fonte de fótons é utilizada em testes experimentais de fundamentos de mecânica quântica, protocolos de processamento de informação quântica e diversas aplicações. No ano corrente, um satélite contendo uma fonte de fótons CPDE foi colocado em órbita terrestre para realização de um protocolo de distribuição quântica de chaves criptográficas entre duas bases na superfície terrestre.
Neste colóquio, falarei sobre alguns recentes avanços na produção de fótons com fontes CPDE e sua utilização em demonstrações experimentais de protocolos de processamento de informação quântica. Em especial, mostrarei como as correlações espaciais exibidas por pares de fótons podem ser utilizadas para implementação de sistemas de imagem por correlação, no qual imagens são geradas por fótons correlacionados que nunca interagiram com o objeto.