Home Todos os Eventos Details - Evandro Santos: Exchange-Bias em Nanoestruturas Magnéticas

EMail Print

Todos os Eventos

Event 

Title:
Evandro Santos: Exchange-Bias em Nanoestruturas Magnéticas
When:
22.03.2012 11.00 h
Where:
Matéria Condensada Teórica - Niterói
Category:
Seminários

Description

Exchange-Bias em Nanoestruturas Magnéticas Usando o Modelo de Heisenberg Anisotrópico

Evandro Bastos dos Santos (estudante doutorado UFF)


Nas últimas décadas, muitas pesquisas em filmes finos magnéticos foram impulsionadas por várias propriedades interessantes relacionados com interfaces que envolvem os materiais magnéticos. A chave para a compreensão dessas estruturas magnéticas é o conhecimento sobre as energias básicas envolvidas. Há três conceitos básicos de energia: energias dipolar, de troca e anisotropia. O primeiro controla a ordenação magnética, o segundo controla a forma das estruturas magnéticas e este último controla a orientação preferencial. Ambas são descrições fenomenológicas de correlações fundamentais e energias associadas com a estrutura eletrônica e cristalina dos materiais.

Um dos efeitos mais importantes estudados é o estudo sobre o Exchange-Bias (EB), descoberto em 1956. O efeito EB ocorre devido ao acoplamento de troca entre camadas ferromagnéticas (FM) e antiferromagnéticas (AFM). Sua característica básica é o desvio horizontal do ciclo de histerese. Várias propriedades interessantes são obtidos a partir do ciclo de histerese como a magnetização remanescente, que é uma magnetização residual no material quando o campo de alinhamento é reduzido a zero, o campo coercivo necessário para cancelar a magnetização residual e o campo de saturação, que é o campo necessário para forçar todos os momentos magnéticos da amostra a apontar na direção do campo externo.

Nos vários modelos apresentados, pode-se prever que o campo de Exchange-Bias depende fortemente dos valores de Jint, mas esses valores para o campo de Exchange-Bias são muitas ordens de grandeza maior do que os resultados experimentais.
Neste trabalho apresentamos um estudo do comportamento magnético de uma camada FM colocada sobre a face (100) de um substrato AFM descompensado, ambos com uma estrutura de BCC. Para estudar esses efeitos realizamos simulações de dinâmica de spins.

Venue

Group:
Matéria Condensada Teórica
Street:
IF-UFF
ZIP:
24210-346
City:
Niterói
State:
RJ
Country:
Country: br

Description

Sorry, no description available
<<  Jul 20  >>
 Su  Mo  Tu  We  Th  Fr  Sa 
     1  2  3  4
  5  7  811
121518
192225
2629